Joaquim Maria Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Escolas do Século XIX

ESCOLAS DO SÉCULO XIX




As escolas no século XIX tinham como um dos objetivos preparar novos missionários. Mesmo assim, as escolas foram construídas para doutrinar os índios, mas passaram a ensinar, além dos índios, os filhos dos gentios e cristãos.
Não há dúvidas que o papel dos jesuítas, na colonização do Brasil, ocupou um lugar importante, alem de missões cristãs, eram educadores, e eram responsáveis pela alfabetização dos índios.



ESCOLA DO SÉCULO XIX

Durante três séculos da chegada dos portugueses ao Brasil, o conteúdo de ensino era estabelecido de normas burocráticas, e assim caracterizado:
* As escolas se estabeleciam em grandes propriedades, pois os padres ensinavam os filhos dos fazendeiros e também os filhos dos escravos.
* Os responsáveis pelas famílias desejavam que seus filhos fossem padres. Por isso, eles eram treinados para dominar a leitura e as lições, para poderem entrar nessas escolas.
* Os conteúdos trabalhados eram: filosofia, latim retórica, francês, inglês, grego, economia e comércio.




Ensino

No período de 1850 a 1900, vários governos reformaram o ensino:

-o ensino primário tornou-se obrigatório e gratuito
-o ensino médio alargou-se a todas as capitais de distrito
-foram criadas as primeiras escolas de ensino técnico
-foram criados cursos universitários.

Antigamente, quando o aluno não se comportava ou não sabia a matéria dada pelo professor, o professor usava a palmatória para castigar o estudante.


A formação das escolas normais foi promulgada pelo ato adicional em 1834 (2 anos antes de Machado nascer). Foram criados os sistemas de 1º e 2º grau e de formação de professores. Tal decisão foi tomada para a descentralização administrativa, pois havia um forte centralização do poder político.




Escolas do século XXI



As escolas do século XXI(21) são mistas, ou seja, de meninos e meninas em uma mesma sala de aula. Os ensinos são divididos em berçário, jardim de infância, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. Do berçário até a quarta série, existe uma professora fixa, mas da quinta série até o terceiro ano, existe uma professora ou professor para cada matéria.
Caso algum aluno faça algo de errado na escola, vai para a coordenação, ou vai para a diretoria, os pais vêm para a escola ou leva um simples bilhete, dependendo do grau de erro. De hoje em dia, é proibido os alunos receberem qualquer tipo de agressão de qualquer professor ou orientador.


Atualmente as escolas do século XXI só transmitem conhecimento. Obrigam os alunos a aprender a matéria, sendo ou não importante para o seu futuro.
Pela Constituição Brasileira o ensino é obrigatório até a oitava série.
Texto escrito por Gustavo Gehlen, Fernando Pfitscher, Gustavo Cardozo e Leonardo Silveira.

Nenhum comentário: